28 de abr. de 2010

Artigo I - Comércio da Franca - 25/04/2010

RÚGBI: O 'FUTEBOL' OVAL
Esporte foi criado em 1823 na Inglaterra; no Brasil há 9 mil praticantes


Ver em um campo de futebol um atleta magro e alto; um gordinho; outro jogador mais forte, todos no mesmo time e correndo atrás de uma bola oval. Como? Uma bola oval? é isso mesmo, o que vai ser dito daqui para baixo não é sobre futebol, mas sobre o rúgbi. Esporte que chegou ao Brasil no século XIX, junto com Charles Miller, o mesmo que trouxe para o país o futebol.

Apesar desses longos anos que já se passaram, o rúgbi não é um esporte tão tradicional entre os brasileiros, mas no ultimo Campeonato Mundial, em 2007 na França, foi assistido por 4,2 bilhões de telespectadores. Audiência que só é superada pelas Olimpíadas e pela Copa do Mundo de futebol.

Para Franca, a modalidade ainda é nova, mas já tem um time que representa a cidade no Campeonato Paulista. E neste domingo às 14 horas, no campo de futebol do Colégio Champagnat, no Centro (Rua Zeca de Paula), haverá a primeira partida oficial da equipe, o Diablos Rugby, na cidade. O adversário será o Cowboys, de Presidente Prudente. A entrada é gratuita.

O time francano não tem um ano de formação - efetivamente ele existe desde novembro de 2009. O professor de inglês Paul James Tait, 28, natural da Nova Zelândia - país tradicional do rúgbi -, foi quem deu o primeiro chute para criar uma equipe. Ele veio para o Brasil ao se casar com Denise Andrade Freitas Lemos Tait, de Patrocínio Paulista, e durante uma visita a Uberlândia (MG) no ano passado, conheceu um jogador de Sertãozinho.

Foi a partir desse encontro que Paul resolver relembrar os tempos de colegial na Nova Zelândia, quando jogava rúgbi, e procurou pela internet, em comunidades de relacionamento, formar um time de 15 titulares e 7 reservas. "Deixei mensagem na comunidade de Franca, do Orkut (site de relacionamentos), para saber quem tinha interesse em participar de um time. Aos poucos foi surgindo interessados", lembrou Paul, que em seu país de origem gostava mais de slalom, modalidade de esqui. "Esqui aqui é impossível. Então decidi pelo rúgbi", brincou.

O esporte, que pode lembrar um pouco de futebol americano - mas tem regras muito diferentes - , já levou à paixão adultos e crianças. O jogador mais jovem é Saulo de 12 anos. O craque do Diablos, Wesley Souza da Silva, 22, trocou as "peladas" de futsal do final de semana, pendurou a chuteira de atacante, para ser o ponta. "Eu marquei o primeiro ponto do time oficialmente e isso foi muito legal pra mim. Hoje já prefiro o rúgbi e assisto a vídeos e jogos para me aprimorar". Na estréia o time perdeu para Araraquara Locomotiva por 31 a 7.

(Por Rodolfo César - Redação Comércio da Franca - Domingo, 25 de abril  de 2010 - pág E4)

Nenhum comentário: