27 de jul. de 2010

Os fundamentos do Rugby

Passe

No rugby a bola é trabalhada tanto com as mãos quanto com os pés, sendo a regra de passe diferente para cada um deles.
O passe com as mãos só pode ser feito para os lados ou para trás. Com a bola em mãos o único modo de se avançar é correndo com a bola.
Com os pés a bola pode ser mandada para a frente, sendo que só poderão disputar a bola os jogardores que estivessem atrás ou em mesma linha do chutador no momento do passe.

Tackle ou placagem

Para impedir o avanço do adversário se realiza o tackle ou placagem. Ele é feito agarrando-se o jogador adversário portador da bola e o jogando no chão para que se possa fazer a tentativa de tomada da posse de bola através do ruck.
O tackle deve visar a cintura ou as pernas do adversário, um tackle alto pode ser punido.



Ruck

Quando um jogador é derrubado, ele deve soltar a bola para que esta possa ser disputada.  Esta disputa de bola é o ruck.O objetivo de um ruck é conquistar o território onde está a bola e assim colocá-la novamente em jogo, por isso os jogadores se empurram. Só é permitido participar do ruck empurrando por trás dos jogadores de sua equipe, quando se empurra pelo lado o time adversário pode ganhar um Scrum.

Maul

Quando os jogadores mais pesados de um time percebem que podem avançar utilizando da força, eles podem optar por formar um Maul.O Maul é a formação onde um jogador avança sendo empurrado por outros jogadores de sua equipe. Para proteger a bola, este jogador fica de costas para a equipe adversária, quando mais de três jogadores participam de um Maul, a bola deve ficar descoberta com o último jogador do Maul.
A equipe adversária deve impedir o avanço do Maul também com a força. Como em um ruck, não se pode entrar em um Maul pela lateral e tampouco contorna-lo.

Scrum

O scrum ou formação ordenada, é uma situação frequente no rugby, geralmente é usado após uma jogada irregular ou em alguma penalização. Os 8 Avançados das duas equipes formam uns contra os outros. O Scrum-half (Médio-Formação) da equipa que não cometeu a infração insere a bola no meio do "túnel" formado pelas duas primeiras linhas de cada equipe com a finalidade de que os jogadores da sua equipe consigam ganhar (talonar) a bola. As novas regras dizem que qualquer jogador que não faça parte da formação ordenada (composta por avançados e formação) tem que se encontrar a 10m da mesma.

Lateral, Lineout ou Alinhamento

Quando a bola sai pela lateral do campo, uma das formas de repô-la em jogo é realizando um alinhamento. O hooker (talonador) da equipe não responsável pelo alinhamento verificado, lança a bola por cima da cabeça no meio das duas linhas formadas por um máximo de oito jogadores, uma bola lançada favoravelmente para uma equipe não é considerada uma bola válida. Os avançados de cada equipe tentarão pegar a bola saltando, sem haver disputas corpo-a-corpo.
No alinhamento é permitido que se levantem os jogadores no ar a fim de que seja pega a bola. Normalmente os levantados são os Segundas-Linha ou Terceiras-Linha (Asas) e os que formam o "elevador" são os Pilares, dado que estes, por fazerem parte do pack, tendem a ser mais fortes, enquanto aqueles, corredores, necessitam de maior leveza e agilidade.

Alternativamente, quando a bola é posta pela lateral, a equipe adversária pode repô-la rapidamente para dentro do campo, bastando que ela cruze a linha de 5 metros, sem formação de linhas. Caso a reposição não seja imediata, deve-se proceder ao lineout.

Texto composto à partir de informações obtidas nos sites:
http://www.rugbyalphaville.com.br/o-rugby/regras-basicas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby
http://www.rugbymania.com.br/2009/rugby-regras08.asp
Todos acessados entre 26 e 27 de Julho

14 comentários:

mvfigueira disse...

Tá ficando muito bom, velho!

mvfigueira disse...

Faltou só uma foto do maul.

Unknown disse...

Parabens Evandro!!

NoisFrc disse...

Ótimo post pra quem não conhece será muito bom

Anônimo disse...

Vlw ae mano me ajudou muito com um trabalho do colegio aqui mano de E.D.Fisica

Unknown disse...

Gostei aki teve tudo que eu precisei

Unknown disse...

Quem bomm!!!!!!

Unknown disse...

Verdade

Anônimo disse...

me ajudou muito em trabalho de educação física!

Anônimo disse...

está me ajudando muito no meu trabalho de educação física!

Unknown disse...

Super me ajudou no meu trabalho!

Unknown disse...

Eu agora kkk

Unknown disse...

Me ajudou bastante para um trabalho de ED FISICA. Quase todo mundo esta falando issoo kkkk
Skskskskskkssk

Unknown disse...

mim ajudou muito para a pesquisar de e de física