15 de jul. de 2010

Rugby?

Não existe melhor maneira de começar a entender este esporte do que contando brevemente a lenda de sua criação.

Em 1823, em uma escola inglesa chamada "Rugby School", um garoto de 17 anos chamada William Webb Ellis praticava o nosso conhecido e tradicional Futebol. Ellis achava o jogo um tanto monótono e entediante e pensou em uma maneira de torná-lo mais divertido. Durante uma partida de nosso tradicional futebol, o garoto pegou a bola em suas mãos e disparou em direção aos adversários que, putos da vida, tentavam pará-lo de qualquer forma. A atitude de Ellis teria resultado em uma partida de futebol muito mais divertida para os presentes que estipularam novas regras e começaram a praticá-lo. O então chamado football Rugby, tem fundada sua primeira instituição regulamentadora em 1871, a "Rugby Union", que foi o ponto de partida de sua difusão pelo mundo.

A história de W.W.Ellis não pode ser comprovada e existem diversas controvérsias a respeito, como a semelhança do Rugby com um esporte muito mais antigo, o futebol irlandes, que deu origem também ao futebol gaélico. Mesmo assim a lenda de WW.Ellis é transmitida e existem estátuas e honrarias a seu nome.
O rugby é um esporte intenso e de muito contato.  Formado com duas equipes adversária de 15 jogadores, é jogado com uma bola oval e pode ser trabalhada com as mãos e com os pés. O objetivo do jogo, como em quase todos os esportes, é marcar mais pontos que a equipe adversária. Existem duas maneiras de se marcar pontos, uma com a mão, que consiste em avançar com a bola até a "linha de fundo", ou in-goal como é chamada no rugby, e tocá-la no chão; outra com o pé, que consiste em quicar a bola no chão e chutá-la antre as través situadas no mesmo lugar que as do gol do futebol, só que para cima. Um "try", que é um ponto marcado com a mão, dá direito a uma conversão, que é um chute com a bola parada em direção ao gol adversário.
Quando se avança com a bola, ela deve estar bem segura em seu corpo, e ela só pode ser passada a um companheiro de equipe se este estiver atrás da linha da bola, ela funciona como a linha de impedimento. A única maneira de se jogar a bola para frente é com os pés.
Para impedir o avanço da equipe adversária e tentar roubar a bola, deve-se fazer o possível para derrubar o portador da bola e impedir sua passagem. O ato de derrubar o portador da bola é chamado de "tackle" ou "placagem".
Uma partida de rugby lembra muito uma batalha em busca de território, e de certo modo, durante os dois tempos de 40 minutos, é exatamente o que ela é. No entanto, os times inimigos em campo, participam, tradicionalmente de um terceiro tempo de jogo, extra-oficial, que ocorre em um local indicado pelo time da casa. Neste terceiro tempo toda a rivalidade e brutalidade é substituida por amizade e interação, os jogadores de ambas equipes bebem e se divertem juntos, mostrando que fazem parte de uma mesma fraternidade, a dos jogadores de rugby!


Esta postagem é apenas uma base para que se possa entender melhor os fundamentos do Rugby, como os Rucks, Mauls, Scrums, Laterais e etc... que serão melhor explicados nas próximas postagens, espero que tenha gostado. Obrigado.

Texto composto com informaçõesretiradas de:
http://www.brasilrugby.com.br/Rbrasil.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/William_Webb_Ellis
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby
todos acessados em 15 de julho de 2010

2 comentários:

NoisFrc disse...

\o/

Anônimo disse...

Olá!
Gostaria de parabenizá-los pelo site do time! As postagens estão muito boas!