7 de set. de 2010

Segunda Linha

O segunda linha moderno deve ter uma capacidade de impacto muito definida. Representam dentro da unidade Scrum, altura e força. Devem estar presentes sempre, com muito impacto em todas as formações volantes do jogo: rucks, mauls; além disso, devem ter muita habilidade nas bolas altas.
Cabe salientar que os critérios aqui definidos não são absolutos, ou seja, servem como agregadores aos conhecimentos já adquiridos pelos treinadores.

Os requisitos básicos de um segunda linha são:

- ação: jogar (romper) ou passar;
- potência ao em empurrar e saltar;
- auxílio no jogo aberto e velocidade;
- o mais pesado do lado direito (fechado - para evitar o giro)
- chegar no jogo aberto antes do segunda adversário;
- concentrar no jogo de potência.

Características gerais

O ideal é ter segundas linhas que atuem nos dois lados do scrum fixo e que sejam saltadores excelentes em qualquer posição do lateral (que sejam capazes de sujar ou mesmo ganhar a bola do adversário).
O mais alto e mais pesado fica normalmente no lado direito (fechado), para evitar o giro. Se ambos forem do mesmo tamanho, devem formar do lado em que se sintam mais confortáveis. Aquele do lado da introdução da bola deve segurar por sob o braço, para poder empurrar mais eficientemente.
As cabeças devem vir de baixo para cima, até que os ombros estejam apoiados no ponto onde as nádegas dos pilares encontrem suas coxas.
Ao empurrar o pilar de baixo para cima, através de suas pernas, o segunda linha deve assegurar-se de não puxá-lo para baixo com seu braço ou mão (uma dica é segurar o calção e a camisa do pilar com o pulso para frente).

(Antonio Martoni Neto)

Nenhum comentário: